Essa dedicação reflete-se em bons resultados. O município tem conseguindo melhorar o desempenho das escolas, o que se reflete nos indicadores de qualidade do Ministério da Educação – MEC. O município de Ielmo Marinho ostenta a melhor nota do Agreste, e o 12º lugar entre os 167 municípios do Rio Grande do Norte.
A secretaria de educação do município vem aperfeiçoando sempre o que já foi implantado e se esforçando para realizar o que ainda não foi possível. “Traçamos o planejamento estratégico da secretaria municiapal de educação e buscamos alcançar as metas a cada dia, perseguindo com determinação e afinco os objetivos, pois só assim, Ielmo Marinho terá e oferecerá educação pública de qualidade”, diz Jose Roberto, Secretário Municipal de Educação.
Em 2005, o município foi avaliado pelo mesmo sistema e obteve média 2,8 a classificação de baixo IDEB mediante meta traçada pelo Ministério da Educação. A partir de então, por meio de maiores processos de acompanhamento e investimentos nas políticas de educação, o Prefeito Germano Patriota investiu na melhoria da qualidade da educação básica deste município.
Mediante essas ações, o município passou a apresentar na segunda avaliação em 2007, uma melhora no índice, que passou de nota 2,8 para nota 3,8 superando as projeções do MEC. Em 2009, segundo os dados publicados, novamente o município alcança boa nota na avaliação do IDEB com média de 4,2 quando a projeção era de 3,3 ficando assim, acima da meta em 27%. De modo geral, no Estado do Rio Grande do Norte o município conseguiu melhorar seus dados no IDEB, tornando-se o melhor IDEB na região Agreste.
Em relação ao IDEB 105 municípios do Rio Grande do Norte obtiveram melhores indíces, 42 caíram, catorze ficaram com as mesmas notas e o restante não foi avaliado pelo MEC. Entre os que avançaram, destaque para o município de Ielmo Marinho que pulou de 2,8 para 4,2 assumindo o 12º lugar entre os municípios do Rio Grande do Norte.
“Desde que assumimos a Prefeitura, realizamos diversos investimentos no setor da educação em Ielmo Marinho, com reformas e ampliação de escolas, contratação e capacitação de professores e vários outros investimentos que garantiram mais conforto e melhores condições de estudo para nossos alunos, que por conta disso, também melhoraram o aprendizado na rede municipal”, ressaltou o prefeito Germano Patriota.
De acordo com o secretário municipal de educação, José Roberto, as escolas da rede municipal de ensino de Ielmo Marinho passam por avaliações constantes, visando corrigir eventuais falhas e melhorar a qualidade de ensino, realizando capacitações de diretores, coordenadores e professores da rede de educação, que conta também com transporte escolar para alunos da rede rural em toda a área do município.
Resultados à parte, na verdade, o município de Ielmo Marinho vem se tornando referência de educação no estado do Rio Grande do Norte, investindo e valorizando o educador e os demais funcionários que atuam na escola. Agora, vamos esperar o resultado do IDEB 2011, a meta projeta é de 3,7. Alguém arrisca algum palpite?


0 comentários:
Postar um comentário